quinta-feira, 23 de junho de 2011

NA HORA DA PRECE

UMA GRANDE DIFICULDADE ENTRE AS CRIANÇAS 

É A "PRECE ESPONTÂNEA"



SE FAZ  NECESSARIO O INCENTIVO DESSA PRÁTICA.
Elaine Saes

Aula: Existência de Deus (4/6 anos)



OBJETIVO: Levar a criança a observar a  compreender que Deus é nosso Pai, Criador de tudo e de todos. Ensiná-la a observar a criação de Deus através da natureza, a reconhecer o Criador pelo mundo que a circunda (as plantas, os animais, o sol, as estrelas...). Todo esse mundo que o Homem não pode fazer.
Levar a criança a sentir a presença de Deus através dos sinais da natureza.


MOTIVAÇÃO INICIAL - Questionamento - Quem já visitou algum parque ou praça? O que viram lá?

QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas e, na medida do possível, com elementos da natureza ou ao ar livre. Mostrar que a melhor maneira de amar a Deus é respeitar a sua criação: a natureza.


CANTINHO DO SABE: É importante deixar as praias, praças e parques limpos.
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada frases relacionadas às aulas.Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo).


HISTÓRIA : AS RESPOSTAS DE JOÃOZINHO (ilustrações e atividade)
Numa manhã de primavera, Joãozinho e sua mãe foram passear no parque da cidade. Mamãe, olhando para o céu, exclamou:
- Olhe, Joãozinho, veja como está lindo o céu! As núvens parecem lírios brancos num imenso lago azul!
- Está lindo mesmo! - disse Joãozinho - Mas eu acho que as nuvens parecem barquinhos de velas brancas. Veja aquelas, mãe, lá longe, tão pequeninas... Não parecem carneirinhos?
Dona Laura sorriu ante as comparações do filho. E concordou com ele,  acrescentando:
- Repare como o vento faz com que elas se movimentem...
- É que o vento é o pastor das ovelhinhas do céu, mãe! - concluiu o menino.
Dona Laura achou interessante a conclusão de Joãozinho. Os dois continuaram a caminhar pelas alamedas, admirando os canteiros cheios de flores.
- Ouça, mamãe! Ouça como canta o passarinho.
- é um bem-te-vi, filho. repare como ele diz: "bem-te-vi"! "bem-te-vi"!
- Engraçado! Parece mesmo que ele está falando!
E os dois ficaram ouvindo o bem-te-vi cantar.
Apontando os canteiros cheios de flores, a mãe perguntou:
- Quantas cores você pode contar ali, meu filho?
- Roxo, amarelo, azul, laranja...quatro, mamãe.
Dona laura reclamou:
- Falta ainda uma: a vermelha. Olhe aquela rosa do outro lado. Quantas coisas lindas estamos encontrando! Coisas que Deus criou.
- Mas como é Deus? ... Eu nunca vi Deus!
Naquele momento, um ventinho começou a soprar no parque, fazendo girar o cata-vento que Joãozinho havia acabado de comprar. Dona laura perguntou:
- Sente o vento, meu filho?
- Ora! Sinto, mamãe!
- Pode vê-lo?
- Não - respondeu ele um pouco surpreso. - Nem eu, nem ninguém pode ver o vento.
Mamãe sorriu e continuou, com os olhos alegres:
- Mas você nota o que o vento faz?
- Claro! ... Ele balança as flores e as folhas, girou meu cata-vento. Está em todos os lugares.
Dona Lautra comentou:
- É isto mesmo. Não podemos ver o vento, mas sabemos que ele está em toda parte e sentimos sempre a sua presença, logo...
Mamãe não completou a frase, pois Joãozinho, muito intyeligente e muito esperto, disse depressa:
- Já sei! Já adivinhei tudo. a gente não vê Deus, não sabe como é... mas, a gente sabe que Ele é bom, que está em toda parte e que fez todas as coisas lindas que vemos hoje.
- Não só as que vemos hoje, mas muitas outras nos falam do amor e da proteção de Deus - acrescentou Dona Laura, toda comovida.
E Joãozinho,todo importante, concluiu:
- Ora, nós não precisamos ver Deus, para sabermos que Ele exisate e nos ama muito, muito, não é mamãe?
Foi então que ele ouviu uma voz e olhando para trás, viu o pai, com quem haviam combinado de se encontrar no parque. Correu para abraçá-lo, e disse:
- Papai, hoje eu aprendi uma porçào de coisas sobre Deus. Quer que eu conte?


ATIVIDADE: Cata-vento Levar o papel já cortado conforme o modelo. tomar cuidado na escolha de materiais para que não sejam perigosos.

SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"Deus!(...) Sentimos-Te no vigor das árvores frondosas e no perfume delicado das flores do campo; nas águas mansas dos regatos e no fragor das ondas do oceano imenso; no azul do céu, no aconchego do lar, na chuva que cai e germina as sementes e fecunda as searas; e no sol que doira as espigas e amadurece os frutos."  
Edgard Armond, Na Semeadura I, item 238
Fonte: Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica 

Atividades: Aula - Existência de Deus 4/6 anos



Fonte: Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Atividades: Aula Amor a Deus (7/9 anos)

Responda ao questinário:

  1. Na sua casa quem é mais bravo: papai ou mamãe?
  2. Com quem você conversa mais?

Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

Atividades: Aula Amor a Deus (7/9 anos)






Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

Aula: Amor a Deus (7/9 anos)



OBJETIVO: Neste tema, levar a criança a reconhecer o Criador pelo mundo que a circunda: as plantas, os animais, a família. Ela deverá sentir o amor  de Deus por todas as criaturas e a perfeição da Sua obra, que nenhum homem pode fazer igual.
Que Deus fez este mundo para nós com muito amor. Falar de Deus da forma mais simples possível. Voltando a ensinar, para reforço e para os alunos que são novos, que Jesus não é Deus, mas seu filho.
Mostrar à criança a diferença entre ambos, apresentando Deus como Pai Criador e Jesus como Irmão e Mestre. Não esquecer de esclarecer a criança, que todas as ilustrações que temos são de Jesus e não de Deus.
Levar a criança a sentir que Deus lhe oferece todas as condições para que cresça espiritualmente em alegria, amor e aprendizado. 


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas


CANTINHO DO SABE: É importante cuidarmos e respeitarmos o que há na natureza, pois tudo é obra de Deus
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada frases relacionadas às aulas.Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo).
HISTÓRIA : O JARDINEIRO (ilustrações e atividade)
Eu conheço um jardineiro chamada Paulo, que trabalha na casa do senhor Carlos.
Vocês precisam ver como ele cuida bem das flores do jardim do senhor Carlos. Esse senhor é um homem muito ranzinza, que está sempre resmungando dele, porque quando ele está por perto, fica bravo por qualquer coisa.
Desde o dia em que Paulo começou a trabalhar na casa dele, os meninos perceberam que o seu trabalho era feito alegremente. Além disso, tratava a todos com muita bondade, inclusive a seu filho, Joãozinho, que o ajudava na limpeza do jardim.
Os dois meninos comentaram entre eles:
- Qual será o motivo de ele trabalhar assim alegre? Por que o papai não é como ele? Ah! Como seria bom se o papai também fosse assim!!
Luiz  teve a ideia de irem perguntar ao Paulo, o motivo de sua alegria constante. Quem sabe poderia ensinar a seu pai a ser também assim. E foram falar como jardineiro.
- Bom dia, Paulo!
- Bom dia meninos!
- Bom dia Joãozinho!
- bom dia! - respondeu Joãozinho.
- Paulo, nós queremos saber por que o senhor vive sempre cantando, sorrindo, assobiando!
Luiz logo se adiantou:
- Nós queremos saber, para ensinar ao papai a ser alegre como o senhor.
O Paulo deu um sorriso e exclamou:
- Esses meninos têm cada uma! - e foi dizendo - eu vivo alegre, porque gosto muito do meu trabalho. Sinto um grande prazer em cuidar das flores e das plantas, elas são tão belas e é preciso que cuidemos delas. Primeiro, tiro todo mato que está no meio da grama; depois, corto a grama e como estamos no inverno, eu a cubro com terra. Isto eu faço para ela não morrer de frio. Quando vier a primavera, ela, assim protegida, estará bonita e fresquinha. Com as flores, faço a mesma coisa; tiro as folhas secas, limpo bem em volta delas e as podo, para que, ao chegar a primavera, elas possam desabrochar bonitas e cheirosas. E vejo, assim meu trabalho recompensado. eu sou alegre, porque amo a Deus e a natureza que Ele criou. Como posso ficar triste com  este sol, que nos dá calor e que fica tão belo ao entardecer? Com o perfume suave das flores, com o canto harmonioso dos pássaros, com a beleza de uma noite de luar? E com tantas outra coisas belas da natureza?
Os meninos, admirados, ouviram o Paulo falar e nem piscaram o olho, porque não queriam perder nenhuma palavra do que ele dizia.
À noite, ao jantar, o Carlos sentou-se a mesa junto com os filhos e sua esposa, dona Marta. Os meninos não aguentaram esperar a oportunidade de contar a conversa que tinham tido com o Paulo.
O pai perguntou, então, o que tinham feito durante o dia. Ah! Os dois meninos aproveitaram a ocasião para lhe contar tudo o que tinham ouvido do jardineiro.
- Sabe, papai - falou Maurício - o senhor já reparou como o senhor Paulo é alegre e vive cantando?
-  E o que tem isso? - retrucou o pai.
- É que nós gostaríamos que o senhor também fosse assim - disse Luiz.
O Carlos ficou espantado, pois não esperava aquelas palavras.
- O Paulo nos disse, papai... - e aí, repetiram tudo o que o jardineiro lhes dissera naquela tarde.
O pai dos meninos ficou pensando em tudo o que acabara de escutar de seus filhos, mas nada disse. Naquela noite, demorou a dormir, pensando nas palavras dos meninos. No dia seguinte, quando ia para seu escritório, observou como o dia estava bonito e claro.
Nunca havia reparado naquela rua cheia de árvores, apesar de passar todos os dias por ali.
E naquela manhã, quando chegou ao seu escritório, todos se admiraram.
Ouviram o Carlos dizer:
- Bom dia! - sorrindo a todos.


ATIVIDADE:Distribuir o questionário (veja ) após respondido, distribuir a folha de atividade para as crianças colorirem .O evangelizador poderá levar papel cartão colorido deixando uma borda de 2 cm. As criança colam e fazem um quando.



SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"Ao levantar-se, agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã."
                                    
Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

Atividades: Aula Prece Maternal





Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica


Aula: Prece (0/3 anos)



OBJETIVO: Esclarecer que a prece deverá ser uma "conversa"com Deus, com Jesus e com os amigos espirituais, entre eles o Anjo da Guarda. Nessa conversa com Deus, poderá contar suas alegrias, suas necessidades e agradecer a tudo o que Deus lhe dá (o ar, o alimento, a família...). Mostrar à criança que para orarmos não é preciso ficar em determinadas posições (mãos postas, de joelho), nem tampouco repetir em voz alta (todos juntos, como ladainha).
Nessa idade a criança ainda não está apta a aprender e decorar o Pai-nosso, pois não compreende o seu significado. 


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas. 

CANTINHO DO SABE: Colar imagem de uma criança fazendo a prece ao deitar. Objetivo de lembrar as criança de fazer a prece ao deitar.
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada  figuras e frases relacionadas às aulas. Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo)
HISTÓRIA : HORA DE DORMIR (ilustrações e atividade)
- Fecho os meus olhinhos, começo a oração... (falar essa frase em tom de cantiga de ninar)
Assim cantava a mamãe na hora de lucinha dormir.
- Agora que você já pôs o pijama, já escovou os dentes e já está quentinha na cama... é só dormir, não é mocinha?
- Ah, mamãe! Faltou a prece!
E Lucinha, fechando os olhos, bem apertados, disse:
- Anjinho da guarda, cuida sempre de mim! Boa-noite!

ATIVIDADE: MÍMICA

Sugestão:
Brincar com as crianças, pedindo que elas repitam os movimentos que sugerem o momento de dormir; agora eu vou dormir, lavo o rosto, escovo os dentes, coloco o meu pijama, faço a prece, deito e durmo. Depois, quando acordo, faço a prece, saio da cama, tiro o pijama, tomo banho, escovo os dentes, penteio o cabelo, visto a roupa, ponho o sapato e vou brincar.
Enquanto a mímica é executada, o evangelizador poderá colocar, como fundo sonoro, uma música de ninar ou caixinha de música.
 Levar um colchonete ou acolchoado para que as crianças possam deitar na hora da mímica de dormir


SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"Basta, ao começar ou acabar uma tarefa, que eleveis o pensamento ao Criador, pedindo-lhe, num impulso da alma, a sua proteção para executá-la ou a sua bênção para a obra acabada."
                Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, cap XVII, item 10


Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

terça-feira, 14 de junho de 2011

Evangelizadores

"EVANGELIZAR A CRIANÇA PARA NÃO TER DE PUNIR OS HOMENS! "



Aliança Espírita Evangélica

Atividades: Aula - Providência Divina 4/6 anos











Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica
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Aula: Providência Divina (4/6 anos)



OBJETIVO: Neste tema, levar a criança a reconhecer o Criador pelo mundo que a circunda: as plantas, os animais, a família. Ela deverá sentir o amor  de Deus por todas as criaturas e a perfeição da Sua obra, que nenhum homem pode fazer igual.
Que Deus fez este mundo para nós com muito amor. Falar de Deus da forma mais simples possível. Voltando a ensinar, para reforço e para os alunos que são novos, que Jesus não é Deus, mas seu filho.
Mostrar à criança a diferença entre ambos, apresentando Deus como Pai Criador e Jesus como Irmão e Mestre. Não esquecer de esclarecer a criança, que todas as ilustrações que temos são de Jesus e não de Deus.
Levar a criança a sentir que Deus lhe oferece todas as condições para que cresça espiritualmente em alegria, amor e aprendizado. 


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas e, na medida do possível, com elementos da natureza ou ao ar livre. Mostrar que a melhor maneira de amar a Deus é respeitar a sua criação: a natureza.


CANTINHO DO SABE: Por que as ovelhas são tosquiadas?
As ovelhas têm o pêlo cortado uma vez por ano. O pêlo delas é chamado de lã. A lã é fiada, isto é, transformada em fios bem compridos. Depois disso pode ser tingida em várias cores. Normalmente, a lã é adquirida em novelos para ser tricotada.
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada frases relacionadas às aulas.Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo).

HISTÓRIA : O CARNEIRINHO INSATISFEITO (ilustrações e atividade)
Adaptação da história "O carneiro revoltado"do livro A vida Fala - II - pelo espírito Néio Lúcio - FEB


Um carneirinho muito inteligente, mas indiciplinado, viu o quanto sua lã era útil, beneficiando a muita gente; e sentindo-se mais importante que os outros animais, revoltou-se contra a tosquia.
- Sou muito precioso - pensava - não vou passar frio, de tempos em tempos. Não quero mais ficar sem minha linda lã.
Assim,pensava o carneiro, esquecido das ricas rações que o alimentavam, lembrando-se apenas de examinar os prejuízos que supunha sofrer.
Muito triste, dirigiu-se ao Criador.
- Meu Pai, não estou satisfeito com a minha pelagem. A tosquia é um tormento. Modifique-me, Senhor!
O Criador, ouvindo-o perguntou-lhe:
- Que queres que eu faça?
Vaidosamente, o carneirinho lhe respondeu:
- Quero que minha lã seja de ouro.
Seu pedido foi satisfeito. O pequeno carneiro tornou-se todo de ouro.
Assim que o orgulhoso carneirinho se mostrou cheio de pêlos preciosos, várias pessoas o atacaram sem piedade. Arrancaram-lhe os pêlos de ouro, deixando-o machucado.
- Pai, os salteadores me roubaram! Mude novamente o que me cobre! Quero que minha lã seja de porcelana.
E o carneirinho teve sua lã transformada em porcelana.
Assim que apareceu na campina, uma enorme ventania quebrou-lhe os pêlos, deixando-o em chagas.
Muito aflito, foi ao Altíssimo e disse:
- Mude- me novamente. Quero que minha lã seja de mel.
A lã do carneirinho tornou-se de mel. Assim que se viu entre os companheiros, um enxame de marimbondos cobriu-o, sugando-lhe os pêlos doces de mel, e fazendo-o correr apavorado.
O pobre carneirinho voltou ao Altíssimo e falou:
- Pai, ainda desta vez não deu certo. Quero que minha lã seja como as folhas de alface!
Sendo atendido seu pedido, saiu mostando-se alegre, por ser diferente de seus companheiros. Quando passou pelos cavalos e burros, não conseguiu sorte melhor que nas vezes anterirores. Comeram-lhe as folhas e deixaram-no muito ferido.
Novamente o carneirinho foi em busca do Criador e disse-lhe, entre lágrimas:
- Pai, não suporto mais! Não quero ser superior aos meus irmãos. Quero voltar a ser o carneirinho que sempre fui!
O Criador, penalizado, mas satisfeito com a transformação do carneirinho, sorriu e fez voltar a ser o que era antes. E o carneiro voltou a ter lã branquinha e bonita, compreendendo que seus tosquiadores eram seus amigos. Davam-lhe de comer e de beber e nunca o deixaram ferido.
Feliz, o carneirinho juntou-se aos seus companheiros no vale, agora satisfeito por entender que Deus é sábio naquilo que faz.


ATIVIDADE: Distribuir para cada criança a ilustração J-C-2-9  para  colarem algodão no carneirinho.

SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vem do céu"
                                        Tiago 1:17.


Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

Atividade - Aula: Deus/Amor e Sabedoria (7/9 anos)





Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica
"Evangelizadores!
Estamos juntos na importante tarefa da Evangelização infantil.
Sabemos que há  muito o Plano Espiritual nos espera.
Na certeza de contarmos com a cobertura dos abenegados Mentores ligados à infância, jamais poderemos decepcioná-los na ociosidade, ou na falta de responsabilidade, ao assumirmos este ideal sob a égide de Jesus.
Abracemos este trabalho como verdadeiros tarefeiros do Amor!"
                                                                           Rosinha


"NUNCA FAZER PREGAÇÕES DE MORAL À CRIANÇA. ESSA MORAL É APRENDIDA POR INSINUAÇÃO. NO FINAL DA HISTÓRIA CUIDAR PARA NÃO DIZER: - E NUNCA MAIS ELA FEZ ISSO, OU AQUILO... A CRIANÇA É QUE TIRA A MORAL CONFORME A SUA IDADE E SEU GRAU DE AMADURECIMENTO ESPIRITUAL". 
                                                                  BOM TRABALHO!


CICLO PRIMÁRIO - 7 a 9 anos
Aulas:


 Fonte: Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica 

Aula: Deus/Amor e Sabedoria (7/9 anos)





OBJETIVO: Neste tema, levar a criança a reconhecer o Criador pelo mundo que a circunda: as plantas, os animais, a família. Ela deverá sentir o amor  de Deus por todas as criaturas e a perfeição da Sua obra, que nenhum homem pode fazer igual.
Que Deus fez este mundo para nós com muito amor. Falar de Deus da forma mais simples possível. Voltando a ensinar, para reforço e para os alunos que são novos, que Jesus não é Deus, mas seu filho.
Mostrar à criança a diferença entre ambos, apresentando Deus como Pai Criador e Jesus como Irmão e Mestre. Não esquecer de esclarecer a criança, que todas as ilustrações que temos são de Jesus e não de Deus.
Levar a criança a sentir que Deus lhe oferece todas as condições para que cresça espiritualmente em alegria, amor e aprendizado. 


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas e, na medida do possível, com elementos da natureza ou ao ar livre. Mostrar que a melhor maneira de amar a Deus é respeitar a sua criação: A Natureza.


CANTINHO DO SABE: É importante cuidarmos e respeitarmos o que há na natureza, pois tudo é obra de Deus
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada frases relacionadas às aulas.Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo).
HISTÓRIA : UMA VIAGEM (ilustrações e atividade)
Quando as aulas do primeiro semestre findaram, Mayara esperava o passeio das férias e, conforme combinado com seu pai e sua mãe, saíram em longa viagem. Viajaram mais ou menos 3.000 quilómetros. Estavam ansiosos e contentes, pois há muito esperavam a oportunidade de conhecer novos lugares.
O senhor Gil foi logo preparar o carro, arrumando as malas. No dia seguinte partiram bem cedo.
Primeiramente, foram a uma cidade do litoral, no sul do Brasil. Quem sabe o que é litoral? Toda a parte da terra banhada  pelo mar, chama-se litoral. de  Esta é uma das praias do sul.
A praia era linda. As ondas gigantescas encobriam as pedras e se chocavam contra o farol da Barra. Havia muitos banhistas, pois o dia ensolarado era um convite para ficar na praia.
Mayara estava feliz. A paisagem era belíssima. E a água do mar estava uma delícia para tomar banho. Mais tarde foram às outras praias, com águas azuladas e límpidas, a floresta muito verde. O ar, muito puro, era respirado agradavelmente. Seus pais divertiam-se muito e sentiam-se tranquilos e descansados naquelas paisagem tão belas.
O entardecer foi maravilhoso. O pôr-do-sol era lindo, cheio de tons dourados e vermelhos, alaranjados. A beleza era indescritível.
Na manhã seguinte, partiram para ver as Cataratas da Iguaçu (explicar sua localização, volume de água. É onde está situada a Usina de Itaipu que fornece energia elétrica para o Brasil e Paraguai). As águas caíam de grande altura, fazendo um enorme barulho. O espetáculo era muito bonito. Aproximando-se dos jardins, Mayara e Diogo viram um canário pousando sobre uma orquídea. Quanta beleza encontraram por onde passavam em viagem!
Na volta visitaram uma zona pastoril e viram um bonito rebanho de gado pastando. As árvores que cercavam a estrada eram altas e sua sombra era acolhedora.
Passaram ao lado de uma fazenda, à beira da estrada e observaram os camponeses colhendo frutas maduras, retirando-as das árvores carregadinhas. Chuparam algumas tangerinas e prosseguiram sua viagem por longa planície verdejante.
Repentinamente os pais de Mayara perceberam o silêncio de sua filha. Olharam-na estava calada e pensativa. Por fim, depois de longo silêncio, seu pai lhe perguntou:
- Você está triste, Mayara?
- Estou muito bem, papai! Apenas estou pensando em tudo que vimos. Que beleza! Passamos por praias lindas, no litoral; vimos ao anoitecer um céu maravilhoso; vimos magníficas cataratas; vimos pássaros e animais, frutas. Quantas belezas na natureza! Como Deus é bondoso! E dizer que tudo isso Ele criou!
- É verdade - disse-lhe o senhor Gil - , todos nós sempre achamos belo e bendizemos o que Deus faz, mas bem poucos sabem a respeito d'Ele. Deus, minha filha, é Criador de Universo e Pai de todos nós. Deus nos criou para povoarmos o Universo, por isso somos filhos de Deus, e como somos filhos do mesmo Pai, somos todos irmãos. Para Deus, só existe uma família: a Universal. Somos ainda criaturas imperfeitas e por isso não nos é permitido sabermos da natureza íntima de Deus. Porém já sabemos que é único, soberanamente justo e bom, criador do Universo. Nós estamos mergulhados nas Suas vibrações. Essas vibrações são: luz, amor, bondade, perdão e misericórdia, por isso que nós estamos em Deus e Ele está em nós.Por meio de Suas emanações, Deus está em toda parte. Ele não se mostra, mas se revela pelas suas obras. Podemos amar a Deus e qualquer lugar; na cidade, no campo, no mar ou na floresta. Amando os pássaros, os animais e as pessoas, estamos também amando a Deus. E nós o amamos pelo pensamento. Quando gostamos de alguém, nós pensamos nele com amor, não é mesmo? Fazer o bem aos outros também é uma forma de amar a Deus. Deus criou o Universo e governa por sábias leis. Ele conhece os nossos mais escondidos pensamentos e sabe sempre do que precisamos. Deus é eterno: sempre existiu. Deus é único: só existe um Deus. Deus é bom: ama a todas a coisas e criaturas. Deus é justo; perante Ele somos todos iguais: o branco, o negro, o amarelo, enfim as criaturas de todas as raças. Dá a cada pessoa o que ela merece, de acordo com o bem ou com o mal que ela faça.
Mayara
Chegaram de viagem felizes e agradecidos a Deus por terem feito tão lindo passeio e observado de perto a beleza da criação de Deus.


ATIVIDADE:Distribuir o questionário (veja ) após respondido, desenho livre: Criações de Deus.



SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"A flor é um apelo à sensibilidade, induzindo-nos a reverenciar a Perfeição Excelsa, que distribui amor e beleza, em todos os recantos do caminho"
                                    Francisco Cândido Xavier/ Emmanuel


Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica


Atividades: Aula - Deus/Amor e Sabedoria 7/9 anos

 Questionamento

  1. Você já foi viajar? Com quem e para onde você foi?
  2. Quem conhece o mar? Como é o mar?
  3. O que vocês sentem quando estão próximos dele?
  4. Quem não conhece, gostaria de conhecer/ Por que?
  5. Quem já foi a um sítio, fazenda, chácara, cidade do interior/ (às crianças do interior perguntar sobre as capitais)
  6. Quem sabe o que é cascata? Quem já viu pelo menos pela TV?

Atividades: Aula Providência Divina 0/3 anos








Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica
"Evangelizadores!
Estamos juntos na importante tarefa da Evangelização infantil.
Sabemos que há  muito o Plano Espiritual nos espera.
Na certeza de contarmos com a cobertura dos abenegados Mentores ligados à infância, jamais poderemos decepcioná-los na ociosidade, ou na falta de responsabilidade, ao assumirmos este ideal sob a égide de Jesus.
Abracemos este trabalho como verdadeiros tarefeiros do Amor!"
                                                                           Rosinha


"NUNCA FAZER PREGAÇÕES DE MORAL À CRIANÇA. ESSA MORAL É APRENDIDA POR INSINUAÇÃO. NO FINAL DA HISTÓRIA CUIDAR PARA NÃO DIZER: - E NUNCA MAIS ELA FEZ ISSO, OU AQUILO... A CRIANÇA É QUE TIRA A MORAL CONFORME A SUA IDADE E SEU GRAU DE AMADURECIMENTO ESPIRITUAL". 
                                                                  BOM TRABALHO!


CICLO MATERNAL - 0 a 3 anos
Aulas:



 Fonte: Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica 

Aula: Providência Divina (0/3 anos)



OBJETIVO: Levar a criança a observar a  compreender que Deus é nosso Pai, Criador de tudo e de todos. Ensiná-la a observar a criação de Deus através da natureza, a reconhecer o Criador pelo mundo que a circunda (as plantas, os animais, o sol, as estrelas...). Todo esse mundo que o Homem não pode fazer.


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas e, na medida do possível, com elementos da natureza ou ao ar livre. Mostrar que a melhor maneira de amar a Deus é respeitar a sua criação: a natureza.


CANTINHO DO SABE: Colar uma pequenina tartaruguinha e uma frase "- Como Deus é bom! Ele sabe o que é melhor pra mim!"
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada  figuras e frases relacionadas às aulas. Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo)


HISTÓRIA : NINA, A TARTARUGUINHA (ilustrações e atividade)


Nina estava triste. Por causa da sua casca, não podia ir brincar com os coelhinhos.
Fez força e saiu da casca. Saiu pulando contente.
Mergulhou no lago. Mas veio um peixe e ... Mordeu o seu rabo. ela deu um pulo e caiu bem em cima de um porco-espinho!
Sentiu frio e entrou dentro de um sapato velho.
Veio a chuva e o sapato encharcou. Nina quis achar de novo a sua casca, mas ... Tinha um gato morando lá. Ele só saiu porque, depois de um tombo, não conseguiu mais desviar a casca.
Nina entrou de novo na casca e falou:
- Como Deus é bom! Ele sabe o que é melhor pra mim!



ATIVIDADE: Distribuir  as tartaruguinhas prontas para as crianças brincarem.

SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"A inteligência de Deus se revela nas suas obras, como a de um pintor no seu quadro; mas as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou."
                                    Allan Kardec, O livro dos Espíritos, questão 16


Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

"Evangelizadores!
Estamos juntos na importante tarefa da Evangelização infantil.
Sabemos que há  muito o Plano Espiritual nos espera.
Na certeza de contarmos com a cobertura dos abenegados Mentores ligados à infância, jamais poderemos decepcioná-los na ociosidade, ou na falta de responsabilidade, ao assumirmos este ideal sob a égide de Jesus.
Abracemos este trabalho como verdadeiros tarefeiros do Amor!"
                                                                           Rosinha


"NUNCA FAZER PREGAÇÕES DE MORAL À CRIANÇA. ESSA MORAL É APRENDIDA POR INSINUAÇÃO. NO FINAL DA HISTÓRIA CUIDAR PARA NÃO DIZER: - E NUNCA MAIS ELA FEZ ISSO, OU AQUILO... A CRIANÇA É QUE TIRA A MORAL CONFORME A SUA IDADE E SEU GRAU DE AMADURECIMENTO ESPIRITUAL". 
                                                                  BOM TRABALHO!


CICLO JARDIM - 4 a 6 anos
Aulas:



 Fonte: Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica 

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" A missão do Espiritismo é Evangelizar!

Quando Ensina - Transmite!
Quando Educa - Disciplina!
Quando Evangeliza - Salva!"

Amélia Rodrigues