quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aula: Higiene dos Pensamentos (7/9 anos)



OBJETIVO: Ensinar à criança a importância e a força que tem nossos pensamentos! Que os pensamentos bons geram saúde, assim como os pensamentos ruins geram doenças. Procurar deixar claro que devemos vigiar o que estamos pensando.
Bons pensamentos atrai bons Espíritos.


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas com figuras de reuniões de pessoas praticando atividades salutares.


CANTINHO DO SABE: Devemos ter muito cuidado com que  pensamos! 
Dentro de minha cabeça somente pensamentos de alegria, de bondade, de perdão e de carinho para comigo e com todas as Criações de Deus.
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada frases relacionadas às aulas.Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo).
HISTÓRIA :O ALIMENTO ESPIRITUAL (ilustrações e atividade)
Um dos professores encontrava-se com graves problemas na escola.

Os alunos liam jornais e revistas com reportagens violentas, depois passavam a imitar os aventureiros e malfeitores e quando viam a televisão, escolhiam programas horrorosos.

Em razão disso apresentavam, na escola e em casa, péssimo comportamento. Alguns pronunciavam palavrões, julgando-se modernizados, enquanto outros se entregavam a brincadeiras de mau gosto, acreditando que assim mostravam superioridade e inteligência. Nunca liam bons livros Zombavam dos bons conselhos.

O professor, em vista disto, certo dia reuniu todas as classes na hora do recreio e apresentou uma surpresa esquisita.

Os pratos estavam cheios de coisas impróprias: 

Pães envolvidos em lama, doces com batata pobres, pedaços de maçãs com tomates estragados, bolachas emboloradas e geléias misturadas com terra.

Os meninos, revoltados, gritavam com o que viam. O velho educador pediu silêncio e tomando a palavra, disse-lhes:

- Classe! Vocês estão assustados e revoltados com o alimento para o corpo?

 Eu estou assustado e preocupado com o alimento sadio para a nossa alma. 

O pão garante a nossa energia física;

 Maus livros e as notícias infelizes, as difamações e as aventuras criminosas, representam substâncias apodrecidas que nós absorvemos, envenenando a vida mental e prejudicando também as páginas escritas que cooperam na defesa de nossa harmonia interior, a fim de nunca fugirmos ao correto procedimento.

Com essas palavras o professor deu a hora do recreio e a merenda por encerradas.

os alunos retiraram-se cabisbaixos e pensativos. E, pouco a pouco, o professor foi percebendo que a conduta de alguns alunos foi sendo modificada para melhor, começou a perceber um outro clima de interesse na leituras e programas que eram assistidos.

O professor deu-se por satisfeito.


Livro Pai Nosso - Meimei - F.C.Xavier


ATIVIDADE:Distribuir o questionário (veja) após respondido, distribuir revistas para elas recortarem três figuras que representem notícias boas. Colar cada qual em folha de sulfite escrito o que a figura representa para ela.



SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"O pensamento é a nossa capacidade criativa em ação. Em qualquer tempo, é muito importante não nos esquecermos disso."
Chico Xavier / André Luiz 
                                    
Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

Atividades: Aula - Higiene dos Pensamentos 7/9 anos




Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

Atividades/ Questinário: Aula Higiene dos Pensamento 7/9 anos


Responda ao Questinário:

  1. Qual o programa de TV de que você mais gosta?
  2. Qual música você mais gosta de ouvir?
  3. O que você gosta de ler?
Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica
Complementação Elaine Saes

Atividade/ Questinário/ Aula - Prece 7/9 anos


Responda ao Questinário:

  1. Você convive com pessoas (na escola, no lar, na vizinhança, etc...) com quem não se dá bem?
  2. Você sabe que todos nós temos defeitos e que cometemos erros?
  3. Você sabe que Deus quer que ajudemos uns aos outro para fortalecer o laço de amizade?
  4. O que você acha que deve fazer para se dar melhor com as pessoas que você não se dá bem?

 Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica
Complementação Elaine Saes

Atividades: Aula - Prece 7/9 anos






Fonte: Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

Aula: Prece (7/9 anos)



OBJETIVO: Ensinar à criança o valor da prece em nossas vidas. Esclarecer que a prece deverá ser uma "conversa" com Deus, com Jesus e com nossos amigos espirituais, entre eles o Anjo da Guarda. Sem repetições de orações conhecidas, acostumá-la a fazer suas próprias preces. Nessa conversa com Deus, deverá contar suas alegrias, suas necessidades, e agradecer a tudo o que Deus lhe dá. Mostrar à criança que para orarmos não é preciso ficarmos em determinadas posições.


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas com figuras de pessoas de todas várias raças orando (enfatizando à conversa com Deus! aproveitando para transmitir o respeito às diversas práticas religiosas. -explicando que cada pessoa é diferente da outra e por isso tem seu jeito especial de se ligar a Deus da maneira que seu coração pede)


CANTINHO DO SABE: A prece é uma conversa com Deus, com nossos amigos Espirituais e com o nosso Anjo da Guarda.
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada frases relacionadas às aulas.Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo).
HISTÓRIA : ANA E MÁRIO (ilustrações e atividade)
Ana era uma simpática garota que morava em uma casa cheia de flores, com seus pais e seus dois irmãos: João e Francisco. Todas as noites, antes de dormirem, todos se reuniam para orar. Na prece, conversavam com Deus, nosso Pai do Céu, Criador das árvores, da água, do Sol, das estrelas, dos bichinhos. Nessa conversa com Deus, agradeciam pela saúde que eles tinham para trabalhar e estudar. Pelos seus cobertores que os aqueciam no inverno, por seus brinquedos, seu lar e seus alimentos.
Na mesma rua da casa da Ana morava também o Mário. Da casa dela via-se o quintal da casa de Mário. Um dia, muito triste, contou para sua mãe, dona Lina, que ninguém gostava do Mário. E por que? Porque Mário jogava pedra nos cachorros, matava os passarinhos a pedrada, chutava terra nas pessoas, fazia careta para os que passavam. Era malcriado com todos. Apesar de não se magoar com suas atitudes, Ana não se aproximava dele, temendo sua forma de agir com as outras crianças. Todos tinham medo de Mário. Certo dia, dona Lina falou-lhe, bondosa:
- Minha filha, por que você não faz preces, pedindo a Deus para que Mário deixe de ser mau?
Peça a Deus, em suas preces, que Mário se torne um bom menino e ame os animais e as pessoas! Peça e tenha a certeza de que o Pai do Céu atenderá.
Ana ficou admirada, pensando nas palavras da mãe e atendendo aos seus conselhos, começou a orar par Mário, pois era só que ela podia fazer por um menino que não respeitava ninguém. Todos os dias ao orar, lembrava-se dele. Sempre que ouvia fazer traquinices, orava pedindo a Deus que o protegesse.
Os dias foram passando e Ana continuava a fazer suas preces.
Uma tarde, ela voltava da escola e, avistando a casa de Mário, viu que o menino estava no portão.
Lembrando-se de suas malvadezas, pensou em atravessar a rua. Porém, recordando-se da prece, pediu a Deus naquele instante para ajudar aquele menino a ser bom. Confiando em Deus, ela continuou a caminhar e foi se aproximando de Mário. Surpresa, notou que ele lhe sorria, perguntando seu nome:
- Chamo-me Ana - respondeu.
- E você, sabe o meu nome? - disse ele.
- Sei, é Mário.
- Mas, como sabe que me chamo Mário?
- Ouço sua mãe chamá-lo. Gostaria que você fosse meu amigo e de meus irmãos.
Ana disse isso com muito carinho e Mário sentiu sua bondade.
- Sabe que eu acho que você é muito boazinha? - disse-lhe sorrindo.
- Eu procuro ser boa para todas as pessoas e todos os animais. Isto é uma forma de amar a Deus.
Conversaram e ao se despedirem, combinaram de brincar juntos à tarde. Naquele dia, Ana sentiu imensa alegria vendo Mário brincar com seus irmãos e até ajudar no banho do Totó.
Diante do que conseguiu com a prece, Ana orou mais uma vez, só que agora agradecia a Deus pela transformação que Mário vinha demonstrando para se tornar um bom menino.


ATIVIDADE:Distribuir o questionário (veja) após respondido, distribuir a folha de atividade para as crianças colorirem e preencherem os balões (veja) .



SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"Proferir a prece inicial e a prece final nas reuniões doutrinárias, facilitando-se, dessa forma, a ligação com os benfeitores da Vida Maior. A prece entrelaça os Espíritos."

Waldo Vieira/ André Luiz 
                                    
Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

terça-feira, 23 de agosto de 2011

domingo, 21 de agosto de 2011

Aula: Respeito à propriedade alheia (0/3 anos)



OBJETIVO: Desenvolvendo o respeito a tudo aquilo que pertence ao outro, a começar dentro do lar.... na casa dos avós... dos tios... na vizinhança... na escola....na sociedade. Levar a criança a reconhecer que existe limites para explorar os lugares e limites para a curiosidade.


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas. 


CANTINHO DO SABE: Colar imagem que retratem cenas de pessoas com objetos nas mãos, de casas. carros, sítios...(propriedades)
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada  figuras e frases relacionadas às aulas. Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo)
HISTÓRIA : O SUSTO (ilustrações e atividade)
 Tobi é um cachorrinho muito esperto!
Ele tem pêlos marrons, orelhas compridas, olhos observadores, um nariz cheirador e mãos curiosas!
Existem vários tipos de mãos: mãos pequenas, grandes, magrinhas, gordinhas; enfim... "mãos curiosas".
Um dia Tobi foi à casa de um amiguinho para brincar (correr, pular, jogar bolinhas de gude, futebol e também fazer uma merendinha!). Ah! Que gostoso, uma tarde maravilhosa!!
Como estavam cansados!
Formam até o quarto tirar um cochilo. Dormiram Tobi e seu amiguinho!
Tobi já tinha descansado bastante, então resolveu se levantar e andar pela casa.
Foi até a sala, a cozinha, a varanda e até a garagem. Lá ficou observando tudo!
Foi aí, que viu de longe uma grande caixa colorida e foi se aproximando devagarinho, devagarinho, até chegar perto, perto, perto demais... Até tocar na caixa!
E aí... Bum!!!! Que susto!!!
Da caixa saiu um boneco engraçado que ficou com um olhar de "bem feito".
Por isso, quando eu estou na casa dos outros ou em passeios, eu não mexo em nada sem uma pessoa por perto, porque às vezes posso levar um grande susto, como o nosso amigo Tobi.
"Como é bom respeitar o próximo, tudo o que está ao nosso redor e respeitar o limite de cada um"

SUGESTÃO: CAIXA
Levar uma caixa bem atraente, cheia de balas e apresntá-la, dizendo que vai contar uma história...


ATIVIDADE: CAIXA-SURPRESA

Ao final da história, com a permissão do evangelizador, cada criança vai abrir a caixa e terá uma boa surpresa (balas de goma pequenas)

SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"Todas as vossas coisas sejam feitas com caridade"
                Paulo, I Coríntios, 16:14.

Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

domingo, 14 de agosto de 2011


"EVANGELIZAR A CRIANÇA PARA NÃO TER DE PUNIR OS HOMENS! "



Blog Espírita Amor pelas Cores

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Onde nasceu o dia dos pais!


Curiosidade!
O dia dos pais é comemorado no segundo domingo de agosto.
Conta a história que esta data existe há mais de 4 mil anos, quando um jovem fez um cartão, esculpindo na argila algumas palavras desejando sorte, saúde e vida longa a seu pai.
Porém, foi nos Estados Unidos que uma moça (Sonora Luise) resolveu homenagear seu pai, John Bruce Dodd, um ex-combatente militar, por este ter ficado viúvo e criado seis filhos sozinho, sem a presença de uma outra mulher em sua vida. A filha, encantada com a dedicação do pai, escolheu como data especial o dia de seu aniversário, 19 de junho.
A data fez tanto sucesso que foi divulgada por todo estado de Washington, passando logo a se tornar uma festa nacional, mas só foi oficializada no governo do presidente Richard Nixon.
Pais e Filhos se divertindo juntos
O publicitário Sylvio Bhering trouxe a data para o Brasil, porém a data passou de junho para o mês de agosto, em razão dos interesses comerciais.
A criação desta data é muito importante, pois aproxima pais e filhos para momentos agradáveis e felizes. Os pais merecem respeito, amor e carinho, pois é ele quem luta pelo sustento da casa, buscando dar educação, saúde, alimentação e conforto aos seus filhos.
Existem famílias que não podem conviver juntas, por motivo de separação do casal ou por outros problemas. Isso não quer dizer que não possam se comunicar, para que o filho deseje coisas boas, como saúde e amor e manifestar seu carinho pelo pai.

Fonte: escolakids

Grupo de Evangelização - Faça parte você também

Evangelização Espírita Infantil - Visite

Evangelização Espírita Infantil - Visite
Página do facebook

Evangelização Espírita ME - Visite

Evangelização Espírita ME - Visite
Página do Facebook


" A missão do Espiritismo é Evangelizar!

Quando Ensina - Transmite!
Quando Educa - Disciplina!
Quando Evangeliza - Salva!"

Amélia Rodrigues