Bom primeiramente vamos entender a criança de 3
anos, nessa fase ela tá desenvolvendo suas habilidades motoras e seu
sistema nervoso central ainda está madurecendo, ela provavelmente já
deixou as fraldas, e isso a torna mais independente, já possui um bom
vocabulário, facilitando o processo de comunicação.
Não
se preocupe por enquanto com alfabetização, se preocupe em desenvolver
as habilidade motoras. Brincar é o indispensável, desenvolva com seus
alunos atividades ligadas ao equilíbrio, como pular corda, pular com um
pé só, utilizar brinquedos de montar, blocos, quebra cabeças, desenvolva
atividades de raciocínio lógico, ligar pontos, ligar figuras, ligar
sombras, atividades com cores e formas. Não podemos deixar também de
trabalhar com conceitos, dentro e fora, longe e perto, alto e baixo,
quente e frio, grande e pequeno.
Durante
as aulas após a rotina desenvolva atividades no papel, como pintura,
recortes, colagens e de coordenação, atividades com o corpo, como
brincar de amarelinha, andar sobre a linha e atividades livres. Não
esqueça também de incluir música e contação de história, isso desenvolve
coordenação, vocabulário e alfabetização por imagens.
Outro
fator que não posso deixar de comentar é sobre a afetividade em sala de
aula, é importante o professor manter o vínculo afetivo com seus aluno,
isso os deixam mais seguros e preparados para trabalhar as atividades
diárias com seus alunos.
Andreza Menezes - Neuropsicopedagoga.
Extraido do blog: meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.