terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Aula: Boas Maneiras (0/3 anos)



OBJETIVO: Criar condições para que a criança vivencie, através do comportamento gentil e educado, o respeito a todos. Reforçar em todas as aulas a aquisição de hábitos como: por favor,com licença, obrigado, bom-dia, até logo, etc. Incentivando as crianças a usarem expressões de cortesia.


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas. 


CANTINHO DO SABE: Colar imagem que retratem cenas de pessoas  tristes e felizes.
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada  figuras e frases relacionadas às aulas. Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo)
HISTÓRIA : SENHOR FELIZ  (ilustrações e atividade)


Era uma vez um senhor chamado Feliz. Ele era muito bem-humorado, estava sempre sorrindo. Por onde passava dizia “bom-dia”, “boa-tarde”... Era mesmo muito educado; quando pedia alguma coisa, falava “por-favor”, “obrigado” e sempre que podia, ajudava as pessoas. Por isso, todos gostavam dele e eram seus amigos.


Um dia, mudou para o lado de sua casa um homem que se chamava senhor Triste. Era um homem emburrado, mal-humorado, não cumprimentava ninguém, estava sempre de cara feia e achava que ninguém gostava dele. Era tão mal-humorado, mas tão mal-humorado que acabou ficando doente.

Quando o senhor Feliz soube disso, foi visitar o vizinho para ajuda-lo. O senhor Triste chorava, resmungando, reclamava que ninguém gostava dele.

O senhor Feliz explicou-lhe que do jeito que ele se comportava ninguém queria chegar perto dele, pois tinham medo de ser maltratados. Sugeriu, então, que ele experimentasse dar “bom-dia” aos outros e depois lhe contasse.

Assim que melhorou um pouco, saiu à rua e cumprimentou o primeiro vizinho que viu. Grande foi a surpresa do senhor Triste quando o vizinho respondeu e até conversou com ele!
Passaram-se os dias e o senhor Triste foi aprendendo a ser mais educado e carinhoso com os outros. Sabe o que aconteceu, então? Ele começou a sorrir!

Puxa! Ele estava tão feliz... Não podia mais se chamar senhor Triste!

Então, o senhor Feliz teve uma ideia:

- Meu amigo, de hoje em diante você vai se chamar senhor...  Contente!

E assim o senhor Feliz e o senhor Contente continuaram a fazer amizades e a ensinar as pessoas a terem também mais e mais amigos.
 

SUGESTÃO: DIFERENÇA
Mostrar as figuras do senhor Feliz e do senhor Triste. Perguntar às crianças o que as figuras têm de diferente. O evangelizador poderá usar as figuras em fantoches de vareta e uitlizá-las para contar a história.

ATIVIDADE: TRANSFORMAÇÃO

Levar um círculo recortado em papel cartão, com olhos e nariz já desenhados. Levar, separadamente, um "sorriso" plastificado, com um pedaço de fita adesiva no verso para que as crianças colem no círculo, transformando o senhor Triste em senhor Contente, com a simples inversão  de sua posição.

SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"O seu mau humor não modifica a vida"
 André Luiz, Agenda Cristã, cap. 38.

Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Grupo de Evangelização - Faça parte você também

Evangelização Espírita Infantil - Visite

Evangelização Espírita Infantil - Visite
Página do facebook

Evangelização Espírita ME - Visite

Evangelização Espírita ME - Visite
Página do Facebook


" A missão do Espiritismo é Evangelizar!

Quando Ensina - Transmite!
Quando Educa - Disciplina!
Quando Evangeliza - Salva!"

Amélia Rodrigues