sexta-feira, 29 de março de 2019

Aula: Auxílio ao próximo (0/3 anos)

OBJETIVO: Desenvolvendo o respeito a tudo aquilo que pertence ao outro, a começar dentro do lar.... na casa dos avós... dos tios... na vizinhança... na escola....nas lojas.. supermercados..Na sociedade. 

Levar a criança a reconhecer que existe limites para explorar os lugares e limites para a curiosidade.

Despertar a necessidade de ajudar as pessoas que nos cercam.



QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas e, na medida do possível, com elementos do dia-a-dia. Mostrar que a melhor maneira de amar a Deus é respeitar a sua criação  e ajudar ao nosso próximo como a nós mesmos


CANTINHO DO SABE: Colar imagens de crianças fazendo prece por alguém.  
Aproveitar a historia e reforçar que a prece é uma conversa com Deus  e Deus é nosso Pai Maior.

(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada  figuras e frases relacionadas às aulas. Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo)


HISTÓRIA :  A PRECE DE NENA (ilustrações e atividade)

Eu me chamo Nena, moro com papai, mamãe e meus irmãos .
À noite, antes de dormir, eu sempre reparava os meus irmãos fazendo a prece e não entendia bem o porquê daquilo.
Então, um belo dia, eu estava brincando com a minha boneca Fifi e papai chegou do serviço sem ninguém esperar.
- Papai por que chegou tão cedo?
- Ah! Nena! O papai está com dor de cabeça e febre. Aaaatchim..
- Chi, papai! O senhor está é com gripe!
O papai foi, então, se deitar e eu fiquei olhando, olhando... enquanto ele dormia. Lembrei-me, naquele instante das preces que meus irmãos faziam.
Falei bem baixinho:
- Papai do céu, ajude o meu papaizinho para quando ele acordar, ele já ter sarado.
E naquele momento, eu nem sabia que, escondidinhos, a mamãe e meus irmãos olhavam admirados o meu jeito de fazer a prece.

SUGESTÃO: CAIXA
Levar uma caixa bem atraente, com palavras edificantes e a cada frase  tirada da caixa fazer um comentário.

ATIVIDADE:
IMITAÇÃO
Pedir que as crianças imitem alguém espirrando, tossindo, soluçando.. Em seguida perguntar:
A Nina fez uma prece quando viu o papai dela espirrando.. E vocês o que fariam quando visse alguém espirrando, tossindo.. soluçando? Ouvir cada uma das resposta e dar um incentivo com palavras.
SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"Aprendamos servindo. Essa é a única fórmula capaz de reunir-nos ao Mestre que procuramos. Emmanuel, Instrumentos do Tempo, cap. 29.

Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Grupo de Evangelização - Faça parte você também

Evangelização Espírita Infantil - Visite

Evangelização Espírita Infantil - Visite
Página do facebook

Evangelização Espírita ME - Visite

Evangelização Espírita ME - Visite
Página do Facebook


" A missão do Espiritismo é Evangelizar!

Quando Ensina - Transmite!
Quando Educa - Disciplina!
Quando Evangeliza - Salva!"

Amélia Rodrigues