terça-feira, 14 de junho de 2011

Aula: Deus/Amor e Sabedoria (7/9 anos)





OBJETIVO: Neste tema, levar a criança a reconhecer o Criador pelo mundo que a circunda: as plantas, os animais, a família. Ela deverá sentir o amor  de Deus por todas as criaturas e a perfeição da Sua obra, que nenhum homem pode fazer igual.
Que Deus fez este mundo para nós com muito amor. Falar de Deus da forma mais simples possível. Voltando a ensinar, para reforço e para os alunos que são novos, que Jesus não é Deus, mas seu filho.
Mostrar à criança a diferença entre ambos, apresentando Deus como Pai Criador e Jesus como Irmão e Mestre. Não esquecer de esclarecer a criança, que todas as ilustrações que temos são de Jesus e não de Deus.
Levar a criança a sentir que Deus lhe oferece todas as condições para que cresça espiritualmente em alegria, amor e aprendizado. 


QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas e, na medida do possível, com elementos da natureza ou ao ar livre. Mostrar que a melhor maneira de amar a Deus é respeitar a sua criação: A Natureza.


CANTINHO DO SABE: É importante cuidarmos e respeitarmos o que há na natureza, pois tudo é obra de Deus
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada frases relacionadas às aulas.Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo).
HISTÓRIA : UMA VIAGEM (ilustrações e atividade)
Quando as aulas do primeiro semestre findaram, Mayara esperava o passeio das férias e, conforme combinado com seu pai e sua mãe, saíram em longa viagem. Viajaram mais ou menos 3.000 quilómetros. Estavam ansiosos e contentes, pois há muito esperavam a oportunidade de conhecer novos lugares.
O senhor Gil foi logo preparar o carro, arrumando as malas. No dia seguinte partiram bem cedo.
Primeiramente, foram a uma cidade do litoral, no sul do Brasil. Quem sabe o que é litoral? Toda a parte da terra banhada  pelo mar, chama-se litoral. de  Esta é uma das praias do sul.
A praia era linda. As ondas gigantescas encobriam as pedras e se chocavam contra o farol da Barra. Havia muitos banhistas, pois o dia ensolarado era um convite para ficar na praia.
Mayara estava feliz. A paisagem era belíssima. E a água do mar estava uma delícia para tomar banho. Mais tarde foram às outras praias, com águas azuladas e límpidas, a floresta muito verde. O ar, muito puro, era respirado agradavelmente. Seus pais divertiam-se muito e sentiam-se tranquilos e descansados naquelas paisagem tão belas.
O entardecer foi maravilhoso. O pôr-do-sol era lindo, cheio de tons dourados e vermelhos, alaranjados. A beleza era indescritível.
Na manhã seguinte, partiram para ver as Cataratas da Iguaçu (explicar sua localização, volume de água. É onde está situada a Usina de Itaipu que fornece energia elétrica para o Brasil e Paraguai). As águas caíam de grande altura, fazendo um enorme barulho. O espetáculo era muito bonito. Aproximando-se dos jardins, Mayara e Diogo viram um canário pousando sobre uma orquídea. Quanta beleza encontraram por onde passavam em viagem!
Na volta visitaram uma zona pastoril e viram um bonito rebanho de gado pastando. As árvores que cercavam a estrada eram altas e sua sombra era acolhedora.
Passaram ao lado de uma fazenda, à beira da estrada e observaram os camponeses colhendo frutas maduras, retirando-as das árvores carregadinhas. Chuparam algumas tangerinas e prosseguiram sua viagem por longa planície verdejante.
Repentinamente os pais de Mayara perceberam o silêncio de sua filha. Olharam-na estava calada e pensativa. Por fim, depois de longo silêncio, seu pai lhe perguntou:
- Você está triste, Mayara?
- Estou muito bem, papai! Apenas estou pensando em tudo que vimos. Que beleza! Passamos por praias lindas, no litoral; vimos ao anoitecer um céu maravilhoso; vimos magníficas cataratas; vimos pássaros e animais, frutas. Quantas belezas na natureza! Como Deus é bondoso! E dizer que tudo isso Ele criou!
- É verdade - disse-lhe o senhor Gil - , todos nós sempre achamos belo e bendizemos o que Deus faz, mas bem poucos sabem a respeito d'Ele. Deus, minha filha, é Criador de Universo e Pai de todos nós. Deus nos criou para povoarmos o Universo, por isso somos filhos de Deus, e como somos filhos do mesmo Pai, somos todos irmãos. Para Deus, só existe uma família: a Universal. Somos ainda criaturas imperfeitas e por isso não nos é permitido sabermos da natureza íntima de Deus. Porém já sabemos que é único, soberanamente justo e bom, criador do Universo. Nós estamos mergulhados nas Suas vibrações. Essas vibrações são: luz, amor, bondade, perdão e misericórdia, por isso que nós estamos em Deus e Ele está em nós.Por meio de Suas emanações, Deus está em toda parte. Ele não se mostra, mas se revela pelas suas obras. Podemos amar a Deus e qualquer lugar; na cidade, no campo, no mar ou na floresta. Amando os pássaros, os animais e as pessoas, estamos também amando a Deus. E nós o amamos pelo pensamento. Quando gostamos de alguém, nós pensamos nele com amor, não é mesmo? Fazer o bem aos outros também é uma forma de amar a Deus. Deus criou o Universo e governa por sábias leis. Ele conhece os nossos mais escondidos pensamentos e sabe sempre do que precisamos. Deus é eterno: sempre existiu. Deus é único: só existe um Deus. Deus é bom: ama a todas a coisas e criaturas. Deus é justo; perante Ele somos todos iguais: o branco, o negro, o amarelo, enfim as criaturas de todas as raças. Dá a cada pessoa o que ela merece, de acordo com o bem ou com o mal que ela faça.
Mayara
Chegaram de viagem felizes e agradecidos a Deus por terem feito tão lindo passeio e observado de perto a beleza da criação de Deus.


ATIVIDADE:Distribuir o questionário (veja ) após respondido, desenho livre: Criações de Deus.



SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"A flor é um apelo à sensibilidade, induzindo-nos a reverenciar a Perfeição Excelsa, que distribui amor e beleza, em todos os recantos do caminho"
                                    Francisco Cândido Xavier/ Emmanuel


Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica


Um comentário:

  1. Adorei essa aula, vou fazer hoje com minhas crianças muito Obrigada !!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Grupo de Evangelização - Faça parte você também

Evangelização Espírita Infantil - Visite

Evangelização Espírita Infantil - Visite
Página do facebook

Evangelização Espírita ME - Visite

Evangelização Espírita ME - Visite
Página do Facebook


" A missão do Espiritismo é Evangelizar!

Quando Ensina - Transmite!
Quando Educa - Disciplina!
Quando Evangeliza - Salva!"

Amélia Rodrigues