OBJETIVO: Ensinar à criança a importância e a força que tem nossos pensamentos! Que os pensamentos bons geram saúde, assim como os pensamentos ruins geram doenças. Procurar deixar claro que devemos vigiar o que estamos pensando.
Bons pensamentos atrai bons Espíritos.
QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas com figuras de reuniões de pessoas praticando atividades salutares.
CANTINHO DO SABE: Devemos ter muito cuidado com que pensamos!
Dentro de minha cabeça somente pensamentos de alegria, de bondade, de perdão e de carinho para comigo e com todas as Criações de Deus.
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada frases relacionadas às aulas.Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a sequência do estudo).HISTÓRIA :O ALIMENTO ESPIRITUAL (ilustrações e atividade)
Um dos professores encontrava-se com graves problemas na escola.
Os alunos liam jornais e revistas com reportagens violentas, depois passavam a imitar os aventureiros e malfeitores e quando viam a televisão, escolhiam programas horrorosos.
Em razão disso apresentavam, na escola e em casa, péssimo comportamento. Alguns pronunciavam palavrões, julgando-se modernizados, enquanto outros se entregavam a brincadeiras de mau gosto, acreditando que assim mostravam superioridade e inteligência. Nunca liam bons livros Zombavam dos bons conselhos.
O professor, em vista disto, certo dia reuniu todas as classes na hora do recreio e apresentou uma surpresa esquisita.
Os pratos estavam cheios de coisas impróprias:
Pães envolvidos em lama, doces com batata pobres, pedaços de maçãs com tomates estragados, bolachas emboloradas e geléias misturadas com terra.
Os meninos, revoltados, gritavam com o que viam. O velho educador pediu silêncio e tomando a palavra, disse-lhes:
- Classe! Vocês estão assustados e revoltados com o alimento para o corpo?
Eu estou assustado e preocupado com o alimento sadio para a nossa alma.
O pão garante a nossa energia física;
Maus livros e as notícias infelizes, as difamações e as aventuras criminosas, representam substâncias apodrecidas que nós absorvemos, envenenando a vida mental e prejudicando também as páginas escritas que cooperam na defesa de nossa harmonia interior, a fim de nunca fugirmos ao correto procedimento.
Com essas palavras o professor deu a hora do recreio e a merenda por encerradas.
os alunos retiraram-se cabisbaixos e pensativos. E, pouco a pouco, o professor foi percebendo que a conduta de alguns alunos foi sendo modificada para melhor, começou a perceber um outro clima de interesse na leituras e programas que eram assistidos.
O professor deu-se por satisfeito.
Livro Pai Nosso - Meimei - F.C.Xavier
ATIVIDADE:Distribuir o questionário (veja) após respondido, distribuir revistas para elas recortarem três figuras que representem notícias boas. Colar cada qual em folha de sulfite escrito o que a figura representa para ela.
SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)
Reflexão:
"O pensamento é a nossa capacidade criativa em ação. Em qualquer tempo, é muito importante não nos esquecermos disso."
Chico Xavier / André Luiz
Fonte:Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica
muito obrigada!! essa postagem salvou a nossa aulinha hoje ;)
ResponderExcluir