domingo, 4 de março de 2012

Aula: Deus e Jesus (4/6 anos)

OBJETIVO: Ensinar e reforçar que Jesus não é Deus, mas é seu filho. Mostrar à criança a diferença entre ambos, apresentando Deus como Pai-Criador e Jesus como Irmão e Mestre. Não esquecer de esclarecer à criança que todas as ilustrações que temos de Jesus não é Deus.

MOTIVAÇÃO INICIAL - Figura de Jesus -  levar uma figura de Jesus e perguntar às crianças quem é aquela pessoa.

QUADRO DE IMAGENS: (ver exemplo) As aulas deverão ser bem ilustradas. Enfatizar o caráter humano de Jesus, diferenciando-o de Deus. Se Jesus é o filho de Deus, Ele não é Deus. Deixar bem claro para as crianças a diferença. 
Levar uma figura de Jesus, e perguntar às crianças quem é aquela pessoa.


CANTINHO DO SABE: É importante sabermos que os retratos, as figuras que nós conhecemos são de Jesus e não de Deus.
(A sala deverá ter um cantinho onde serão colada frases relacionadas às aulas.Na aula seguinte reler as frases e perguntar se lembram da historinha, fazendo uma rápida recapitulação com o objetivo de manter a  sequência do estudo).


HISTÓRIA :  A 1ª VISITA DE JESUS AO TEMPLO (ilustrações e atividade)
Pedrinho já estava ficando chateado pois desde que seu irmãozinho nascera, sua mãe não saía mais de casa. Todo o tempo era dedicado ao pequeno Lucas. Agora só o pai o levava à escola, às compras, ao médico e até ao centro espírita para as aulas de moral cristã que Pedrinho tanto adorava. Mas, para sua surpresa, num belo sábado, quando acordou, viu que sua mãe e o bebê já estavam arrumadinhos como se fossem passear. Perguntou à mamãe se eles iriam sair e ela respondeu que todos iriam ao centro espírita. Pedro ficou impressionado pois nunca havia percebido que as crianças tão pequenas como o Lucas iam ao centro. Aí, mamãe contou a ele a história de Jesus:
- Pedrinho quando Jesus era também pequenininho, com quarenta dias, foi levado ao templo, em Jerusalém, Maria foi ao templo rezar, agradecer a Deus pelo filho sadio e lindo que era Jesus. Lá chegando um senhor bom e religioso, chamado Simeão, pegou Jesus nos braços e o segurou com muito carinho. Emocionado, orou agradecendo a Deus por ter visto aquele bebê maravilhoso. Na mesma hora, emquanto Simeão conversava com José e Maria, uma mulher chamada Ana entrou naquele lugar e também agradeceu em voz alta, a graça de ter visto o bebê enviando por Deus.
- Você não se lembra, Pedrinho, mas quando você nasceu, nós também o levamos ao centro e hoje vamos fazer o mesmo com seu irmaãozinho. Nós sempre agradecemos a Deus pela sua vinda.
Papai e mamãe estavam orgulhosos de seus filhos. Os quatro saíram felizes em direção ao centro.
Lá estariam protegidos pelo amor do nosso irmão Jesus e de Deus, nosso Pai Criador.


ATIVIDADE:  Multiplicar e distribuir a folha de atividade (atividade)

SUGESTÃO PARA SER ENTREGUE AOS PAIS ATRAVÉS DA CRIANÇA: (as crianças gostam e os pais também)

 Reflexão:
"E veio uma voz do céu, dizendo: - Tu é meu Filho querido, e me dás muita alegria "  
Marcos 1:1
Fonte: Evangelização Infanto-Juvenil - Aliança Espírita Evangélica 

4 comentários:

  1. Parabéns, mas uma aula que irei aproveitar e dar apenas alguns ajustes para minha turma. Muito Obrigado, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia seu blog... Obgd.
    Fraterno abraço



    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela disponibilização da Aula. Adorei. Vocês me ajudam muito para o meu trabalho no Centro. Obrigada muito bom, completo.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Grupo de Evangelização - Faça parte você também

Evangelização Espírita Infantil - Visite

Evangelização Espírita Infantil - Visite
Página do facebook

Evangelização Espírita ME - Visite

Evangelização Espírita ME - Visite
Página do Facebook


" A missão do Espiritismo é Evangelizar!

Quando Ensina - Transmite!
Quando Educa - Disciplina!
Quando Evangeliza - Salva!"

Amélia Rodrigues